HISTÓRIA DE UM CASAMENTO | Análise do filme

HISTÓRIA DE UM CASAMENTO | Análise do filme


Escrever a análise de 'História de um Casamento' é algo que eu me devia, e mesmo depois de tanto tempo após seu lançamento, eu precisava contar minha opinião.

Assisti ao filme em dezembro, na semana de seu lançamento, e o fiz pela simples curiosidade de ver Adam Driver e Scarlett Johansson juntos em cena, e olha, me surpreendi. A supresa não veio por causa das atuações dos dois atores, pelos quais admiro bastante o trabalho, mas pela maneira que elas foram conduzidas. A veracidade das expressões e o sentimento que eles conseguem passar a cada momento.

Apesar do título do filme se chamar ‘História de um Casamento’, ele retrata o fim dessa trajetória, e o que parece perfeito pode ser tornar algo desgastado com o tempo. De forma franca vemos os dois lados da moeda em processo de divórcio. Temos na figura de Nicole Barber (Scarlett Johansson), uma atriz talentosa que se acomodou em sua própria carreira ao trabalhar com o Marido, o diretor Charlie Barber (Adam Driver). Enquanto Nicole se sente sufocada e presa diante das situações pelas quais ela teve que se abdicar em prol do sucesso da peça que o marido dirige, Charlie se sente confortável e leva a vida como se nada o afetasse. Quem vive em um relacionamento duradouro sabe que feridas não curadas, e mágoas não resolvidas acabam por estourar um dia, e quando esse dia chega, vem junto uma enxurrada de sentimentos negativos, discussões e revelações de verdades não ditas. Essas revelações podem provocar feridas incuráveis, e é preciso ter cautela com as palavras deferidas.

No primeiro momento em que eles decidem se divorciar, as coisas começam a caminhar de forma amigável, até chegar o ponto onde um dos dois contrata um advogado, e tudo que era amigável acaba em guerra. Os conflitos envolvendo o filho são cada vez mais complicados, mas apesar de tudo o que está acontecendo, o “clima de guerra” é incentivado apenas pelos advogados, pois nos momentos em que Charlie e Nicole estão juntos, é perceptivo o quanto os dois ainda se amam, apesar de não conseguirem mais conviver como marido e mulher.

Scarlet Johansson e Adam Driver dão um show de interpretação, destacando a cena da discussão e a cena final onde Charlie lê a carta escrita pela esposa no início do filme. É de cortar o coração. Mesmo com tudo que acontece no filme, fiquei até o fim na esperança que eles conseguissem superar.

História de um Casamento é um dos melhores filmes produzidos pela Netflix, e o melhor filme do serviço streaming do ano de 2019.
Uma capa feliz e um título feliz, mas uma história de cortar o coração. É difícil tomar partido e acho que a intenção do filme nem é essa, mas sim de apresentar de forma sensível e humana a trajetória final de algo que não foi planejado para ter fim. Em diversos momentos me segurei, mas na cena que ele lê a carta dela, desceu sim aquela lágrima. 

  1. trailer

  1. ficha técnica
Título original: Marriage Story
Distribuidor Netflix
Lançamento: 6 de dezembro de 2019
Duração: 2h 17min
Gênero: Drama
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Adam Driver, Scarlett Johansson, Laura Dern
Nacionalidade: Americana

Cearense com gosto de gás! CEO do Callango Nerd, cinéfilo, crítico, redator, desenhista, designer gráfico, professor de Cearensês e Mestre Jedi na arte de fazer piada ruim.


Postar um comentário

Copyright © BUNKER NOVE. Designed by OddThemes Shared By Way Templates